Pipoca de sorgo: conheça os seus benefícios e como fazer

Não há quem resista a uma pipoca bem quentinha e temperada, saindo direto da panela ou do microondas. O aperitivo é a estrela da sessão de cinema em casa com os amigos do lanche do tarde, servindo como uma alternativa mais saudável, nutritiva e menos calórica para a alimentação, principalmente para quem quer emagrecer.

Isso porque o grão integral de milho é rico em propriedades antioxidantes, ideais para tratar e prevenir uma série de doenças, com o câncer e a hipertensão, além de possuir pouquíssimas calorias e uma boa quantidade de proteínas, fibras e carboidratos, que ajudam na perda de peso, melhora da digestão e trânsito intestinal, controle da diabetes, envelhecimento precoce da pele e fornecer energia ao corpo para as atividades do dia a dia.

Agora, já pensou em uma pipoca ainda mais funcional para a nossa saúde? Neste caso, a pipoca de sorgo, assunto do artigo de hoje, pode ser a alternativa ideal para substituir a pipoca comum que tanto amamos. Com o dobro dos nutrientes encontrados no milho, como proteínas e fibras, além de ser menos calórico e conter menos carboidratos, o sorgo pode ser utilizado para fazer a receita, com o mesmo sabor e crocância.

Quer saber mais sobre os benefícios da pipoca de sorgo? Então, continue lendo esse artigo até o final e entenda como ela pode ser útil para o seu lanche da tarde saudável.

O que é a pipoca de sorgo?

A pipoca de sorgo é bem semelhante à pipoca comum que já conhecemos, com a diferença de que esta última é feita a partir do grão de milho, que estoura quando é aquecido. Já a primeira é feita a partir do sorgo, o quinto cereal mais produzido do mudo, e que vem sendo estudado amplamente por pesquisadores no mundo todo por seus benefícios à saúde.

Rico em antioxidantes, fibras, proteínas e vitaminas essenciais ao organismo, como vitamina B, ferro, magnésio, fósforo e zinco, entre outros, o sorgo é visto como uma alternativa mais saudável e nutritiva que o milho no preparo da pipoca. Isso porque ele possui em sua composição uma substância bioativa chamada tanino, que oferece uma elevada capacidade antioxidante, adstringente, anti-inflamatória e funcional ao corpo.

Além disso, o cereal é livre de glúten, ideal para pacientes celíacos e pessoas com intolerância a este tipo de proteína, e não é transgênico, característica da maior parte dos demais cereais encontrados no Brasil, inclusive o milho.

Por isso, a pipoca de sorgo tem sido considerada uma alternativa que a pipoca de milho para fazer o lanche da manhã ou da tarde ou para saborear durante a sessão de cinema em casa com a família e os amigos. Ela é bem menos calórica, possui mais nutrientes, como fibras e proteínas, e contém menos carboidratos, sendo ainda mais indicada para quem quer emagrecer.

Benefícios

Como falamos nos parágrafos anteriores, a pipoca de sorgo pode ser uma alternativa ideal para quem quer emagrecer, é paciente celíaco ou alérgico ao glúten ou apenas queira saborear uma pipoca saborosa e crocante, só que menos calórica e mais nutritiva. Veja, a seguir, quais são os seus benefícios e por que você deve escolher a pipoca de sorgo em vez da pipoca tradicional de milho.

  • Possui mais nutrientes, como fibras e proteínas;
  • É menos calórica, podendo auxiliar na perda de peso;
  • É rica em antioxidantes, essenciais para prevenir doenças, como o câncer e problemas cardíacos;
  • É composta pelo tanino, um bioativo que oferece propriedades antioxidantes, anti-inflamatórias, funcionais e adstringentes ao organismo;
  • Possui baixo índice glicêmico, ideal para prevenir a diabetes e ajudar a emagrecer;
  • O sorgo não é transgênico (modificado geneticamente, como no caso do milho, prejudicial à saúde).

Onde comprar?

Os grãos de sorgo podem ser encontrados em lojas ou feiras de produtos naturais, em qualquer lugar do país, inclusive pela internet. A marca mais conhecida na fabricação e comercialização do alimento é a Farovitta Superfoods, que vende a versão do grão de sorgo com tanino, pronta para fazer a pipoca.

Receita – Como fazer pipoca de sorgo

Agora que você já sabe os benefícios da pipoca de sorgo, chegou a hora de aprender a prepará-la para saborear um lanche da manhã ou da tarde ou receber os amigos para assistir um filme no lar doce lar. Vamos lá?

Ingredientes:

  • 1 xícara de sorgo em grãos (integral, de preferência);
  • Temperinho a gosto (Lemon pepper é excelente opção);
  • 2 colheres (sopa) de óleo de coco ou azeite.

Como fazer:

Pegue uma panela funda e aqueça o óleo ou azeite em fogo baixo. Assim que estiver bem aquecido, despeje os grãos, tampe e aguarde até os grãos começarem a estourar. Enquanto eles pipoqueiam, vá mexendo a panela para evitar que eles grudem no fundo e acabem queimando. Em seguida, desligue o fogo e adicione o tempero de sua preferência. Está pronta a sua pipoca de sorgo! Pode servir à vontade.

Show Comments

No Responses Yet

Leave a Reply